• Fabrizio Caldeira

IPTU/GO - Contribuinte poderá calcular valor do IPTU de 2022 por simulador

A partir desta sexta-feira (3) os contribuintes de Goiânia poderão calcular o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 por meio de um simulador.


A ideia é que a ferramenta seja de simples acesso e fique disponível na página da prefeitura, em um ícone na própria capa.


Apenas com o número de inscrição cadastral do imóvel em mãos, o contribuinte poderá conseguir as informações de valores e datas de pagamento.


O número de inscrição do imóvel pode ser encontrado no próprio talão do IPTU de anos anteriores. São cerca de 800 mil unidades espalhadas por toda a capital.


Caso o proprietário ou morador do imóvel não concorde com o preço do tributo, deve aguardar 15 dias após a data de vencimento para entrar com recurso administrativo.


Em caso de um possível erro, o valor poderá ser compensado no próximo ano, ou mesmo, ser restituído.


Código Tributário Municipal

A mudança está prevista no Projeto de Lei que atualiza o Código Tributário Municipal, aprovado na Câmara de vereadores e sancionado pelo Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, no mês de outubro.


Entre os principais pontos da norma está a mudança na forma de cálculo do IPTU, que coloca fim às zonas fiscais, fazendo com que as alíquotas sejam progressivas por faixas de valor final do imóvel.


Cerca de 50% dos imóveis residenciais e 25% dos não residenciais terão descontos ou isenção do IPTU.



Fonte: Contábeis