• Fabrizio Caldeira

ICMS/GO - Prazo para pagar 1ª parcela de IPVA de veículos placa final 1 vence nesta quinta, 27

Os proprietários de veículos placa final 1 precisam ficar atentos quanto ao prazo de pagamento da cota inicial (parcelada), do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que termina nesta quinta-feira, 27/1. O alerta é da Gerência do IPVA da Superintendência de Controle e Fiscalização da Secretaria da Economia.


A segunda parcela do imposto para estes veículos vence dia 24/2 e a terceira ou cota única tem até o dia 30/3 como data limite para quitar o tributo conforme prevê o calendário em vigor desde 1° de janeiro. Dados da GIPVA apontam que em Goiás, fora as isenções, existem 210 mil veículos entre carros e motos, com placa de final 1, portanto com vencimento da primeira cota nesta quinta, 27.


Parcelas

O imposto em Goiás pode ser dividido em três parcelas ou à vista, sendo que a última deve ser quitada juntamente com a taxa de Licenciamento Anual. Este ano não haverá cobrança da taxa do DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão do Ministério da Economia.


Os proprietários de veículos precisam prestar atenção quanto à entrega de boleto em domicílio, via Correios, que foi cancelada. A partir de agora o documento pode ser emitido pela internet nos sites da Economia e do Detran (Departamento de Trânsito do Estado).


O Estado de Goiás concede descontos de 50% no IPVA para veículos populares, automóvel 1.0 e motocicleta com até 125 cilindradas desde que o proprietário esteja em dia com o pagamento do tributo e não tenha cometido infração de trânsito no ano anterior. Também há desconto variando de 5% a 10% para quem inscrever o CPF nas compras de varejo no Estado e participar do programa Nota Fiscal Goiana.


Comunicação Setorial - Economia/GO


Fonte: Sefaz-GO